Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 18 de março de 2018
Então, a área que tenho muitas habilidades já consegui intuitivamente, questionava uma coisa, não encontra resposta, logo vinha teorias, " o que é possível? " e eu testava para ver qual era coerente, msm sem a teoria. Aprendi que pontos de incoerência em teorias ou é erro, ou tem algo a mais.
Toda teoria começa com uma proposta de explicação da realidade (hipótese), isto é, de fornecer respostas às questões: o que é? como é? por que é? para que é? onde é? quando é? e assim por diante. Para tal se vale de observações, generalizações, deduções, comparações e vários processos mentais. Uma vez montado o modelo explicativo do fenômeno ou da coisa, a proposta de teoria deve propiciar previsões de comportamento em novas circunstâncias. Esse comportamento será testado em observações e experimentos. Isso se chama "falseamento", pois busca ver se a proposta de teoria tem falhas. Se ela logra sucesso em suas previsões, ou seja, se o que ela prevê, de fato, ocorre, a proposta de teoria é alçada à categoria de "teoria" e assim fica, sempre provisoriamente, até que algum fato se apresente em desacordo com suas previsões. Então ela tem que ser rejeitada ou modificada para dar conta de prever o que, de fato, acontece, sem deixar de prever o que, antes, já previa. Portanto, uma teoria não pode ser considerada uma explicação definitiva. Mesmo que já seja, não se pode saber que assim o seja, pois não se pode prever que, no futuro, algo venha a contrariá-la. Assim é que progride a ciência. De modo diferente, as religiões e as considerações dogmáticas afirmam que suas assertivas são verdades definitivas e inquestionáveis. Isso é totalmente inadmissível a respeito do que quer que seja. A grande virtude da ciência é, justamente, não ter certeza do que diz.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário