Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
domingo, 18 de março de 2018
-- Por que você acha que os pássaros voam? -- Este é simplesmente o modo como as coisas são. -- Sentimentos não mudam nada.
Sentimentos, em si, não mudam. Mas sentimentos podem desaguar em ações e, essas, mudam. Especialmente no caso da espécie humana. Sentimentos suscitados em muitas pessoas, inclusive, podem desaguar em ações coletivas que, até mesmo, provoquem revoluções que derrubam governos e estabeleçam uma nova ordem, como aconteceu na Revolução Francesa e na Revolução Russa. Ou levem, progressivamente. a um desfecho não revolucionário, mas reformista, como a abolição da escravidão. A existência de escravo não é "o modo como as coisas são". Do mesmo modo que a Aristocracia monárquica. Sentimentos levaram às conquistas feministas, como o voto e várias outras. Sentimentos derrubaram o "apartheid" na África do Sul. Sentimentos levam a mudanças de costumes, tradições e, mesmo, concepções morais, como a admissão da homoafetividade, a abolição da exigência da virgindade pré-nupcial. Falta abolir a exigência da monogamia. Sentimentos levaram o povo às ruas para pedir o fim das eleições indiretas, para pedir o impedimento do Collor e assim por diante. Sentimentos são muito poderosos. Eles levaram o povo alemão a apoiar Adolf Hitler.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário