Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 15 de março de 2018
Grau de civilização que está ligado ao grau de tecnologia, ética, conhecimento. Todavia, você não acha que sua resposta alimenta uma esperança vã sobre um futuro incerto? E se o mundo caminhar ao oposto do esperado? Guerra (OTAN vs russia), super-vulcão, tempestade solar, pode nos levar ao zero.
Absolutamente não é vã. Inclusive é bem provável. Qualquer desses eventos que você elencou não deterão essa marcha. Só atrapalharam por certo tempo, mas ela retomará, passadas algumas décadas ou poucos séculos. Mesmo que alguma catástrofe dizime sete oitavos da humanidade o oitavo restante prosseguirá o rumo civilizatório. A humanidade já passou por momentos mais difíceis, na última era glacial e quando saiu da África pela primeira vez. Ou na peste negra. Não vejo que os fenômenos naturais serão tão perturbativos até que o Sol vire uma gigante vermelha, dentro de uns quatro bilhões de anos. Mas, até lá, a humanidade já deve ter-se extinguido. E as espécies que a substituirão, na escala evolutiva, certamente já terão providenciado suas transferências para outros planetas, em outras estrelas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário