Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 15 de março de 2018
Você sabe explicar filosoficamente porque num buraco negro a massa é diretamente proporcional ao raio, enquanto num objeto material ordinário, esférico e de distribuição simétrica a massa é diretamente proporcional ao cubo do raio? Não teria que ser igual em ambos os casos?
Mas o que se chama raio do Buraco Negro não é o raio do volume de sua matéria e sim o raio de seu "horizonte de eventos", que se situa fora de sua massa, no espaço. Além do mais a proporcionalidade entre a massa e o cubo do raio é valida para uma mesma densidade e a densidade do material do buraco negro é muito maior do que a densidade de uma estrela normal. Maior mesmo do que a de uma estrela de quarks, uma estrela de nêutrons ou uma anã branca. E isso se refere ao raio de seu caroço e não ao raio de seu "horizonte de eventos". Quanto à explicação sobre o valor do raio do horizonte de eventos, ela não é obtida filosoficamente e sim fisicamente e matematicamente, a partir da solução de Schwarzschild para as equações da relatividade geral de Einstein.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário