Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 31 de outubro de 2018
peso é uma força de reação ao apoio, mas e no caso de um bloco no chão? o valor do peso coincide com a força gravitacional? e a força com o qual o peso "reage" é a normal? mas não seria o contrário, a normal é a reação do peso?
O valor do peso não coincide com a força gravitacional porque o chão não é um referencial inercial, mas possui uma aceleração devido à rotação da Terra. Se você chamar de ação, num par de ação e reação, a força que toma a iniciativa de provocar a existência da outra, a força normal do chão sobre o objeto, sofrida pelo objeto e exercida pelo chão é a ação, enquanto a força com que o objeto comprime o chão, sofrida pelo chão e exercida pelo objeto, é a reação. Como ambas têm o mesmo módulo, esse é o módulo do peso, quando o chão for horizontal e sem considerar o empuxo do ar (que tem que ser considerado se não for do ar, mas da água, por exemplo). Além disso, o peso é isso quando a superfície de apoio, mesmo horizontal, não esteja acelerada em relação à superfície da Terra, como não acontece dentro de um elevador ao arrancar e ao parar. Se o apoio não for horizontal e estiver acelerado em relação à superfície da Terra, além de estar dentro da água, a análise das forças se torna mais complicada. A reação à força de gravidade sofrida pelo corpo e exercida pela Terra é a força com que o corpo puxa a Terra para cima, exercida pelo corpo e sofrida pela Terra, considerada como aplicada no centro da Terra. Não é ela que causa a normal, que é a componente da força de contado perpendicular à superfície de contato. Essa força é de origem elétrica, provocada pela repulsão entre os átomos superficiais do corpo e do chão, quando chegam muito perto. Se não houver chão, a gravidade puxa o corpo até o centro da Terra. A normal surge porque há um obstáculo, o chão, que impede que o corpo continue se acelerando para baixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário