Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 3 de novembro de 2018
Ernesto, o que você acha de Nietzsche? É um bom filosofo? Você acha que ele influenciou o nazismo? E quanto a loucura dele? Foi um resultado da sua filosofia e de seu ateísmo ( muitos religiosos dizem isso...) ?
Acho que Nietzsche foi um grande filósofo, de fato. Um filósofo literato, sem dúvida. Seus livros são repletos de metáforas, o que não gosto muito em Filosofia. E ele faz propostas descabidas, como a do "Übermensh" ou a do "Eterno Retorno". Todavia, mesmo discordando dele em muitos pontos, reconheço sua grande importância como divisor de águas da Filosofia, que levou ao existencialismo e ao niilismo (de que também discordo). Uma das grandes contribuições de Nietzsche foi a valorização dos pré-socráticos e a diminuição da importância de Platão e Aristóteles. Bem como a afirmação positiva a respeito da inexistência de Deus. Nietzsche não tinha nada de nazista. Foi sua irmã que, depois de sua morte, promoveu a aproximação de suas ideias com o nazismo. Sua loucura foi um problema orgânico que não teve nada a ver com suas concepções filosóficas e religiosas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário