Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Ernesto, quero ser professor universitário. Contudo, sabemos que no processo para o ingresso, há a avaliação da "didática" do candidato. Nesse ponto: como ter didática ? saindo por aí dando aulas ? livros sobre o assunto realmente ajuda ?
Nos cursos de licenciatura existem as disciplinas pedagógicas de psicologia, psicologia da aprendizagem, didática geral e didática especial de cada matéria. Elas fornecem o conhecimento e as habilidades necessárias para se lecionar. Se não se cursou uma licenciatura, pode-se estudar isso em livros, desde que não seja por um só de cada assunto. E, é claro, treinar dando aulas em que os conhecimentos adquiridos a respeito sejam postos em prática e a pessoa encontre sua própria maneira de agir didaticamente. Apesar do magistério superior não exigir que se tenha licenciatura, um professor, de qualquer nível, até de doutorado, que não tenha didática, não é um bom professor, por mais conhecimento que tenha do assunto que lecione. Claro que, se não tiver conhecimento, então é que é péssimo mesmo. Mas a didática não é dispensável para professor nenhum.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário