sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Minha aversão à existência de Deus, pelo menos como ele é descrito nas principais religiões, esta cada vez mais forte. Estou ficando cada vez mais incomodado quando colocam Deus em qualquer assunto. Comecei a ler um post sobre a brevidade da vida. Fui me envolvendo e me emocionando nas primeiras (+)

(+) linhas do texto até que de repente a autora resolve envolver Deus e espiritualidade na sua reflexão. Pronto, a emoção que sentia e o prazer em ler o texto desapareceu rapidamente. Essa crescente aversão a Deus e espiritualidade, como controlá-la para que não vire desrespeito e/ou intolerância?
Apesar de estar anônima, vou responder a pergunta, por considerar proveitosa para todos. A questão é que, considerar que não existam deuses e nem entidades sobrenaturais, como alma, espíritos, anjos, demônios e elementais em geral, não implica em desprezar quem acredite, se quem assim o fizer o for de forma sincera e usar sua crença para pautar a vida de modo justo e caridoso. Por outro lado, espiritualidade não quer dizer, necessariamente, que se considere que existam espíritos e sim que se ocupe, pense, sinta e aja imbuído de propósitos elevados e virtuosos. Quem assim o for, absolutamente, não será preconceituoso e nem intolerante em relação a quem creia em deuses e espíritos. Pelo contrário, será caridoso e envidará esforços no sentido de esclarecer as pessoas crentes de seu equívoco. Para ser assim é preciso que se reflita bem sobre a questão e que se empenhe em pensar, sentir e agir respeitosa e tolerantemente.
View more

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails