Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 7 de dezembro de 2018
Ser egoísta é uma coisa boa ou má? Afinal, nós somos todos egoístas a níveis diferentes, correto? Qual o nível considerado "saudável"? Desenvolva.
Ser egoísta é algo mau e não há nível saudável nenhum. Não é porque ser altruísta, no final, se revele compensador mas porque ser altruísta é única forma virtuosa de ser. A civilização surgiu, exatamente, para conter os instintos egoístas e tornar as pessoas altruístas, isto é, voltadas para o bem dos outros. Claro que, todos se preocupando uns com os outros, todos serão beneficiados. Assim é que a humanidade tem que ser. O egoísmo, como o egocentrismo, o ciúme, a vaidade, a soberba, a inveja, a avareza, a ganância, a desonestidade, a ira, a preguiça e todos os vícios são abomináveis, não porque sejam ofensivos a qualquer deus, que não existe, mas porque são contrários ao bem de todos, da natureza e do mundo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário