sexta-feira, 14 de junho de 2019

Acho respeitoso chamar as pessoas mais velhas de senhor. Sempre que visito minhas tias de mais de noventa anos fico estarrecida com as Cuidadoras delas que não dão senhorio à ninguém. Acho uma questão de respeito e não de ser melhor nem pior que ninguém. Neste ponto, difiro de você.

Desde criança aprendi, em casa, a chamar todo mundo de você, incluindo pais, avós, tios e tias e qualquer pessoa. Essa foi a concepção que meus pais me passaram. Lembro que, ao entrar para o grupo escolar, minha irmã Berenice recebeu um esculacho da professora por tê-la chamado de você e começou a chorar por não saber o que tinha feito de errado. Minha mãe foi chamada à diretoria para conversar e explicou que assim era o costume em nossa família. Mas foi exigido que ela chamasse a professora de senhora. Isso nos idos de 1958. Acho que se pode chamar os mais velhos de senhor e senhora, mas não que se tenha que exigir isso. E, para mim, chamar uma pessoa mais velha de você não é falta de respeito nenhum. Nunca chamei e prefiro que não me chamem. Outra coisa que estranhei quando fiquei conhecendo foi o costume de "pedir benção", que também nunca foi usado em minha casa. As crianças davam beijinhos e abraços nos pais, avós e tios. Mas nunca se usou "pedir benção". De fato meus pais, avós e tios eram todos extremamente liberais e isso não era o mais comum à época. Todavia esse liberalismo jamais significou que nossa criação tivesse sido mal feita, pois sempre fomos crianças extremamente bem educadas e bem comportadas. Aprendemos a falar o português castiço com nossos pais. Da mesma forma eduquei os meus filhos. Sem mando e nem obediência.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails