Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de junho de 2019
Você disse que perdeu tempo estudando sobrw religião, mas esse não seria o certo? Estudar todas as áreas de um assunto para assim concluir o que faz mais sentido pra você? Será que foi realmente perda de tempo ou isso foi mais justo e honesto?
Estudar religiões é interessante, mas não do modo como eu fazia no começo, em que estudava com o fito de me dedicar a seguir uma delas devocionalmente. Depois é que eu vi que teria que conhecer todas e passei a estudar todas e, então, vi que nenhuma era válida. Daí eu deplorar o tempo que eu dispendi em me dedicar devocionalmente a uma religião em particular. Esse tempo eu poderia ter usado com mais proveito no estudo de física, matemática, astronomia, história, música, biologia, filosofia, sociologia. Se assim eu tivera feito, certamente hoje, eu teria muito mais conhecimento desses temas mais interessantes. Religião é interessante se for estudada de um ponto de vista antropológico. Nunca de um ponto de vista religioso mesmo. Porque se fosse, teria que ser em relação a todas. E não se pode se dedicar religiosamente a várias religiões pois, em se aderindo a uma delas, automaticamente se deixa de seguir as demais. Não se pode ser um muçulmano cristão, ou um judeu budista ou um zoroastrista hinduísta.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário