Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de junho de 2019
Suponha que seja feito um furo na Terra que a atravesse diametralmente e que então se jogue nele um objeto. Quando o objeto chegasse ao centro da Terra, ele iria ficar ali flutuando? Ou passaria ao outro lado?
Passaria para o outro lado. O campo gravitacional no interior da Terra tem uma intensidade proporcional à distância ao centro da Terra, sendo máximo na superfície e zero no centro. Tal campo aplica uma força que produz uma aceleração do tipo do movimento harmônico simples. Isso significa que o objeto solto na superfície iria acelerando cada vez menos até o centro, onde teria sua velocidade máxima e, daí para frente, subiria pelo outro lado, desacelerando cada vez mais e diminuindo a velocidade até atingir a velocidade zero na superfície do ponto antípoda ao que foi largado. Isso se não se considerar nenhum atrito nem resistência do ar dentro do buraco, bem como que o buraco seja feito ao longo do eixo da Terra para evitar acelerações laterais devido à rotação da Terra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário