Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de junho de 2019
https://ask.fm/wolfedler/answers/144875003421 Penso que dizer a frase “transformar todos em burgueses” gera muita confusão, pois, por exemplo, se a “burguesia” é vista como um mal, então seria pior ainda se todos se fundissem a ela. Diga classe média, ou melhor, nem se refira a classe nenhuma
Do mesmo modo que há quem tenha um entendimento equivocado do que seja "comunismo" e, assim, considere que ser comunista é algo ruim, por achar que seja quem seja anti-democrático, contra as liberdades, a favor da estatização de economia e outras concepções, de fato, ruins, e, nem por isso, eu rejeite a palavra comunismo como significando o que verdadeiramente significa, que é algo bom, eu também não deixo de usar a palavra burguesia em seu verdadeiro significado. Burguesia significa a classe social das pessoas urbanas que possuem uma renda intermediária, não sendo pobres nem ricos. Não significa que sejam, necessariamente, opressores dos proletários. Inclusive os maiores opressores dos proletários não são burgueses e sim empresários ricos, isto é, plutocratas e, antigamente, os aristocratas. Esses, até mesmo, oprimem burgueses. Mas nem todo plutocrata e aristocrata é opressor. O importante é sempre esclarecer o significado das palavras, mesmo que isso resulte em grande parafraseado do discurso.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário