Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 27 de julho de 2019
https://ask.fm/wolfedler/answers/144941357853 Vc msm ja disse antes q Deus poderia ter sempre existido, caso exista. Discordo. Tudo tem um princípio. Pode não acabar, mas começou. Entendo q a teoria de uma divindade é apenas uma teoria, mas há uma contradição ai.
A pergunta da Dark foi o que sempre existiu. Ou seja, dentre o que existe se existe algo que sempre existiu. Ela não abrange nada que não exista, como é o caso de Deus. Por outro lado, se existe Deus, ele seria extrínseco ao Universo, estando fora da condição de ser algo contingente. Então ele (ou "ilo" que seria a terceira pessoa do pronome pessoal reto do gênero neutro) poderia ter sempre existido. Todavia isso cria um problema que é o de se considerar o significado de "sempre" em uma situação em que não exista tempo, como seria sem a existência do Universo. Para mim isso é uma dos muitos argumentos contrários à existência de algo que seja a realização do que se conceitua como sendo "deus". Sua afirmação filosófica de que "tudo" tenha que ter um princípio não tem suporte, se por "tudo" se conceber não apenas o que faça parte do Universo (o que já envolve, também, uma contradição com o conceito de Universo, como o conjunto de tudo). Está no mesmo patamar da suposição de que tudo tenha que ter uma causa. Não tem!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário