Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 27 de julho de 2019
Qual o problema de ser mau se não existe Deus ou Deuses para me punir após a "morte"? Se não existe nada além e essa vida é única, posso fazer o que bem entender? Quem pode me punir se liberdade é um direito natural?
Não. Não pode não! Isso não tem nada a ver com qualquer condenação depois da morte. O mal não pode ser feito porque ele é nocivo às pessoas e nós somos uma espécie gregária. Para nós não existe só cada indivíduo, mas a sociedade. Fazemos parte de um organismo social e o mal que um faça é prejudicial a esse corpo. Daí que a sociedade, como um todo, não pode permitir que pessoas, individualmente, ajam no sentido de causar dor, prejuízo, sofrimento, tristeza, até mesmo chateação e incômodo a outras pessoas. Inclusive porque trata-se de algo que não se deseja para si e, portanto, por coerência, não se pode querer para ninguém. A liberdade é algo precioso e significa que cada um pode fazer o que quiser, exceto o mal. Não há liberdade para se fazer o mal. E quem não concede isso é o corpo social como um todo. Ele precisa se preservar. Daí que todos, para o bem de cada um, têm que cultivar as virtudes e praticá-las, em benefício geral. Sem que haja nenhum prêmio ou nenhuma punição por ser bom ou ser mau.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário