segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Camarada ateu, O surgimento espontâneo de conteúdo ,ou mesmo do universo ,é defendido por Stephen Hawking em seu último livro "The Grand Design''.Poderia citar algum exemplo de evento semelhante já comprovado pela ciência. Wladimir cavalcante.

Ocorrências espontâneas, fortuitas ou incausadas se dão aos miríades a todo momento. As principais são o surgimento de pares de partícula e antipartícula a partir do vácuo, o decaimento radioativo e a emissão de fótons por átomos e moléculas excitadas. A ocorrência desses eventos depende do preenchimento de certas condições, que, contudo, apesar de os possibilitarem, não os determinam. Sua ocorrência se dá sem nada que lhes provoque, podendo, até, nunca acontecer, mesmo que as condições sejam preenchidas. Na emissão de luz por qualquer fonte luminosa, todos os fótons emitidos o fazem de forma espontânea, exceto no caso da luz laser, cuja emissão é estimulada. Decaimentos radioativos também acontecem a todo momento nos núcleos atômicos, em que nêutrons decaem em prótons com a emissão de elétrons nos isótopos beta radioativos. Isto é que, por exemplo, permite a datação geológica pela fração de carbono 14 nos fósseis de seres vivos mortos. Isto mostra que a presença de uma causa para todo evento não é uma necessidade fenomenológica, sendo um princípio tomado como verdade por indução, pela observação dos eventos acessíveis à observação humana direta, que, normalmente, são efeitos de alguma causa. Como toda conclusão induzida, sua validade é provisória, até que algum contra-exemplo a derrube, Os que citei a deitam por terra com grande estrondo. Isto é, todo efeito tem uma causa, mas nem todo evento é um efeito. Dentre eles, o mais notável foi o surgimento do Universo. Argumenta-se que a ausência de causa é apenas aparente, por não se ter achado, ainda, a causa. Isto só pode ser sustentado se houver uma razão lógica para que assim o seja. Mas a presença de causa é um fato empírico e não lógico. Não há razão lógica para que eventos tenham causa. Só podemos dizer que tenham se assim observarmos. Não observando, não há porque supor que exista.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Um comentário:

Unknown disse...

Wolf, fiz uma citação a esta resposta em meu blog, apontando para seu blog. Gosto muito de sua forma de exibir seus argumentos, e este dos eventos sem causa é uma das que mais gosto. Parabéns pelo blog!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails