domingo, 21 de novembro de 2010

Por que tens tanta aversão ao modo marxista de examinar o social/humano, se é o mais coerente cientificamente e racionalmente?

O que tenho aversão é ao comportamento doutrinário dos marxistas que não podem ver nenhuma crítica ao pensamento de Marx. Acho que o próprio Marx desaprovaria isto. Estou de acordo com muita coisa que Marx propôs, mas não tudo. Sou um comunista, mas não aprovo o comunismo de estado nem a ditadura do proletariado. Além do mais, o pensamento de Marx é filosófico e não científico, como ele pretende que seja. O mesmo se dá com o Augusto Comte. Não acho que somente a ciência seja capaz de obter explicações verdadeiras sobre os fatos da natureza e da sociedade. Mas não concordo em que se diga que uma verdade seja científica quando provém de conclusões tiradas por reflexão sobre os dados da realidade, o que caracteriza o conhecimento filosófico. Outras concepções de Marx não são válidas, como tudo o que ele diz sobre dialética. É preciso, a respeito de Marx, estudar suas propostas com isenção, como se deve fazer com qualquer outra. Parece a muitos marxistas que o marxismo é uma espécie de religião, da qual não se pode duvidar dos dogmas. Isto não tem nada de científico.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails