sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Se a força magnética não realiza trabalho, quem realiza trabalho quando um eletroímã suspende um pedaço de metal?

A força magnética que não realiza trabalho é a força exercida sobre uma carga em movimento. Se ele estiver livre, isto apenas fará com que se mova circularmente. No caso da força magnética de interação entre ímãs ou eletroímãs, ela realiza trabalho sim. Apesar da força entre ímãs também ser uma força entre correntes (cargas em movimento), esta corrente não é de cargas livres, mas constritas ao interior de uma material. Ao serem empurradas lateralmente pelo campo magnético, interagem com o restante do material por interação elétrica e não magnética, pois provocam um desequilíbrio posicional de cargas, criando locais positiva e negativamente carregados. Esta força elétrica é que atua sobre o corpo do ímã ou do eletroímã e o desloca em sua direção, realizando trabalho. O valor dessa força elétrica é o mesmo da magnética, pois é uma interação induzida por outra, como quando um peso pendurado a uma corda provoca uma tensão igual na corda, podendo-se dizer que a corda "transmite o peso" até sua outra extremidade.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

3 comentários:

Guilherme disse...

A força magnética não realiza trabalho por que a carga já está em movimento. Se a carga tivesse parada e o campo magnético fizesse ela se mover, mesmo que de modo circular, nesse caso a força magnética teria realizado trabalho?

Guilherme disse...

Obrigado.

Ernesto von Ruckert disse...

Se a carga estiver inicialmente parada não haverá força magnética nenhuma. A força magnética entre ímãs é uma força entre cargas em movimento. No caso os elétrons girando em torno dos núcleos.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails