A força magnética que não realiza trabalho é a força exercida sobre uma carga em movimento. Se ele estiver livre, isto apenas fará com que se mova circularmente. No caso da força magnética de interação entre ímãs ou eletroímãs, ela realiza trabalho sim. Apesar da força entre ímãs também ser uma força entre correntes (cargas em movimento), esta corrente não é de cargas livres, mas constritas ao interior de uma material. Ao serem empurradas lateralmente pelo campo magnético, interagem com o restante do material por interação elétrica e não magnética, pois provocam um desequilíbrio posicional de cargas, criando locais positiva e negativamente carregados. Esta força elétrica é que atua sobre o corpo do ímã ou do eletroímã e o desloca em sua direção, realizando trabalho. O valor dessa força elétrica é o mesmo da magnética, pois é uma interação induzida por outra, como quando um peso pendurado a uma corda provoca uma tensão igual na corda, podendo-se dizer que a corda "transmite o peso" até sua outra extremidade.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
A força magnética não realiza trabalho por que a carga já está em movimento. Se a carga tivesse parada e o campo magnético fizesse ela se mover, mesmo que de modo circular, nesse caso a força magnética teria realizado trabalho?
Obrigado.
Se a carga estiver inicialmente parada não haverá força magnética nenhuma. A força magnética entre ímãs é uma força entre cargas em movimento. No caso os elétrons girando em torno dos núcleos.
Postar um comentário