Na solução das equações de Einstein para o caso cosmológico, existem três possibilidades, dependentes da relação entre a densidade de massa e energia e a aceleração da expansão. Esses valores são observacionais e não são fáceis de serem obtidos. As possibilidades são caracterizadas pela curvatura global, que poderia ser positiva, negativa ou nula. No primeiro caso tem-se a preponderância da densidade e o Universo seria finito e fechado, atingindo uma expansão máxima, a partir da qual começaria a se contrair até voltar a uma singularidade (Big Crunsh). Nos outros casos o Universo seria infinito e aberto, tendo uma expansão eterna. Os valores observacionais dos parâmetros mencionados indicam que o Universo seja aberto e infinito. Para uma consulta técnica sobre o assunto aconselho o livro "Gravitation and Spacetime" de Hans C. Ohanian. Na internet o assunto pode ser visto em:
http://en.wikipedia.org/wiki/Friedmann_equations
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
Wolf, qual é a relação entre a aceleração da expansão do universo e a suposta eternidade do mesmo? De que forma aquela implica nesta? Grato.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário