segunda-feira, 18 de julho de 2011

Acho que para sua ideia de calendario dar certo o requisito minimo é nações influentes sem religiões. Tem algum palpite de quanto tempo levará para o mundo não ter mais religiões?O Brasil levará quanto?E qual o passo a passo para se eliminar uma religião?

Sim, haveria que se abolir toda religião. Poderia haver fé em Deus, mas apenas como questão de foro íntimo, sem institucionalização em nenhuma organização. Apesar de haver uma tendência nesse sentido em alguns países, na maioria isto ainda é muito arraigado. A abolição das religiões requer grande nível de educação e prosperidade generalizados, além de plena liberdade de pensamento e opinião. Isto é: democracias ricas. O islã, para mim é o mais difícil de acabar. O hinduísmo também, face a pobreza da Índia. Levar a Índia ao nível social, econômico e cultural da Dinamarca, por exemplo, não é empreita fácil nem rápida. Mas acho que se chega lá, em alguns séculos apenas (digamos, mil anos). No Brasil é mais fácil, pelo sincretismo e porque o cristianismo é mais relaxado. O problema são os néo-pentecostais, mas eles são fruto da pobreza do povo. E o Brasil está, aos poucos, enriquecendo e distribuindo melhor sua renda. Quem sabe em apenas 500 anos acabamos com as religiões?

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails