domingo, 17 de julho de 2011

qual sua teoria de como o mundo vai acabar, num apocalipse zumbi? num reboot da matrix? ou algo muito dificil de se imaginar? e mesmo que não acabe da maneira de como acha, qual a sua torcida de como acabe?

Primeiro é preciso que se explicite o que está se entendendo por "mundo". Se for a humanidade, penso que possa acabar porque novas espécies que surgirão no curso futuro da evolução sobrepujarão a humana, que se acabará por falta de descendentes, numa extinção natural. Ou pode ser que ela se destrua em um conflito catastrófico de âmbito mundial, ou ainda por uma pandemia avassaladora. Mas creio que a primeira hipótese é que vigorará. Mas ainda persistirá vida no planeta.

Se se estiver falando do fim de toda a vida no planeta, isto ocorrerá quando o Sol, esgotado seu hidrogênio, se transformar em uma gigante vermelha que inchará e promoverá o aquecimento dos primeiros planetas, evaporando toda a água existente na Terra e calcinando sua superfície. Mas ainda haverá o planeta.

A destruição do próprio planeta só se dará quando o Sol explodir em um fenômeno de "nova", se isto ocorrer. Então a onda de choque da explosão triturará o planeta que se transformará em pedregulhos, poeira e gases. Mas isto também pode acontecer pela colisão com algum asteróide de grande massa, ou quando a Galáxia de Andrômeda colidir com a nossa, dentro de três bilhões de anos (antes da explosão do Sol) e, se, por um acaso muito improvável, mas não impossível, alguma estrela ou planeta dela colidir com o nosso sistema solar. Mesmo que não colida, se uma estrela emissora de raios gama passar perto, pode acabar com a vida na Terra, sem destruí-la.

A última possibilidade de "fim de mundo" é o fim do próprio Universo. Várias hipóteses se apresentam. A primeira é a do "Big Crunsh", pela qual o Universo parará de se expandir e passará a se contrair até chegar a um estado de altíssima densidade como o que havia no Big Bang. Então isso voltará a se expandir formando outro Universo. Seria o caso, se a curvatura total fosse positiva. Esta hipótese, contudo, parece estar descartado em razão dos dados observacionais mais recentes. Eles indicam que o Universo se expandirá indefinidamente, até atingir o "Big Rip", em que tudo se esgarçará, destruindo qualquer estrutura, inclusive das subpartículas elementares. Mas continuará se expandindo. É o que acontecerá se a curvatura total for negativa. Mas se a curvatura total for exatamente nula, então a expansão terminará, mas não haverá contração posterior. Nesse momento o Universo estará com sua máxima entropia e sua mínima densidade de energia, não havendo como ocorrer nada, pois não há estado de menor energia para se decair, nem energia disponível para provocar nenhuma excitação. Então tudo parará, inclusive a passagem do tempo. Isto é o que se chama de "morte térmica". Na minha opinião é o que acontecerá. Mas é só uma opinião. O conhecimento do resultado está na dependência de uma maior compreensão da energia escura e de valores mais acurados sobre a densidade de energia atual, da aceleração da expansão e de sua dinâmica futura.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails