sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ernesto, acredito que a resposta ao ovo da galinha esta incorreta pelo fato de a pergunta ser capciosa, afinal não é possível afirmar no contexto da evolução que x dá origem a y e ambos pertencem a espécies distintas, ou seja, pensamento populacional.

De fato, a evolução, normalmente, é gradual. Meu filho e meu pai são da mesma espécie que eu. Mas meu descendente ou ascendente, dentro de muitos milhares de gerações, pode não ser. Então a galinha foi evoluindo gradativamente de uma pré-galinha. Mas também pode ocorrer uma mutação brusca, que é a teoria defendida pelo Gould. O Dawkins considera apenas a progressiva e gradual. Nesta último caso, tanto a galinha quanto o ovo de galinha foram surgindo gradualmente. Mas, se foi brusca, a questão é se definir o que se entende por "ovo de galinha". É aquele de que a galinha nasce ou aquele que a galinha bota? Os conceitos são diferentes e podem não corresponder ao mesmo tipo de ovo. Isto é, uma galinha pode botar um ovo que não seja da sua espécie. Mas o DNA do ovo de que ela nasceu é o mesmo dela. Então, revendo minha resposta, posso dizer que o ovo de que a galinha nasceu é um ovo de galinha e não necessariamente o que ela bota, pois pode ter havido mutação nas gônadas dela ou do galo. Daí eu concluiria que o ovo de galinha é que precede a galinha. Ou seja: sua mãe, a pré-galinha botou um ovo que não era de pré-galinha, mas de galinha, do qual nasceu a primeira galinha. A coisa não é tão simples, pois essa primeira galinha só poderá cruzar com um pré-galo, pois não existirão galos. Então os pintos nascerão hibridos ou alguns da espécie pré-galinha e outros da galinha. Após muitos cruzamentos é preciso que a seleção natural faça prevalecer a galinha em relação à pré-galinha naquele ambiente, senão as galinhas não se estabelecerão como espécie. Para tal tem que haver isolamento. A coisa toda é complicada.

Ask me anything (pergunte-me o que quiser)

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails