Meu entendimento é esse> ateu-gnostico: "Não existe Deus e dá pra saber"; teista-gnostico:"Existe Deus e dá pra saber"; ateu-agnostico:"não existe Deus, mas não dá pra saber"; teista-agnostico:"existe Deus, mas não dá pra saber".
Eu considero que, por enquanto, não há como fugir do agnosticismo. Não vejo nenhuma prova, nem da existência nem da inexistência de Deus. Os ateus e teístas gnósticos estão equivocados em suas convicções indubitáveis. Acho que isto deve ser combatido mesmo, dos dois lados. A questão tem que ficar na opinião. Minha opinião é pela inexistência. Mas ela se fundamenta em fortes indícios, mesmo que não sejam comprovações. Quanto aos teístas, lhes resta a fé, que é uma crença sem fundamento, mais baseada em um desejo. Isto não é fácil de ser demovido. Mas é preciso mostrar que a certeza não existe. Já é alguma coisa.
Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
O ateismo-gnostico deve ser combatido da mesma forma que o teismo-gnostico?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário