Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Sr: Ernesto: Qual a diferença em conhecer deus pela mente e pela emoção? Muitas pessoas buscam e encontram deus em momentos de carência e dificuldade e estabelecem essa relação emocional que por um lado é muito mais linda e emocionante. O que acha?
As pessoas idealizam um ser com as característica que se atribui a Deus e amam essa ideia em suas mentes. Amor é um sentimento que, certamente, envolve emoção (resposta somática). Mas, também, é uma intelecção e uma vontade. A relação que a pessoa estabelece com essa ideia em sua cabeça pode ser muito gratificante para ela e compensar as vicissitudes que esteja sofrendo. Mesmo sem estar sofrendo nada, a pessoa pode estabelecer esse laço afetivo com a ideia de Deus dela. O problema é se essa ideia corresponde a alguma realidade. Para mim é só uma ideia, ou seja, esse ente não é um ser.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário