Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
vc com sua experiência como docente, sabe reconhecer entre seus alunos aqueles que serão brilhantes, que (deverão) ser pessoas de destaque na sociedade, e aqueles medíocres que não (deverão) ser grande coisa quando adultos?
Quem serão os brilhantes é impossível saber, pois se trata do futuro. E muitos fatores podem intervir. Mas quais terão potencialidade para ser brilhantes, isso é bem nítido. O que faz diferença é a curiosidade, a crítica, a contestação, a inquietação, a criatividade, a independência, a diligência, a consciência. Não é tanto o desempenho escolar, em termos de nota. E, muito menos, o bom comportamento. Aliás, quem costuma não ter um bom comportamento, em geral, tem mais potencialidade do que os cordeiros. O que mostra que a pessoa não tem potencialidade é a submissão, a indolência, a passividade, o enquadramento nos padrões. Essas pessoas, mesmo que possam ter boas notas, não produzirão nada de novo, não liderarão nada. Tem é que inventar moda, fazer diferente, criar caso. Mas não de modo destrutivo. Tem que ter propostas inovadoras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário