quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

vc com sua experiência como docente, sabe reconhecer entre seus alunos aqueles que serão brilhantes, que (deverão) ser pessoas de destaque na sociedade, e aqueles medíocres que não (deverão) ser grande coisa quando adultos?

Quem serão os brilhantes é impossível saber, pois se trata do futuro. E muitos fatores podem intervir. Mas quais terão potencialidade para ser brilhantes, isso é bem nítido. O que faz diferença é a curiosidade, a crítica, a contestação, a inquietação, a criatividade, a independência, a diligência, a consciência. Não é tanto o desempenho escolar, em termos de nota. E, muito menos, o bom comportamento. Aliás, quem costuma não ter um bom comportamento, em geral, tem mais potencialidade do que os cordeiros. O que mostra que a pessoa não tem potencialidade é a submissão, a indolência, a passividade, o enquadramento nos padrões. Essas pessoas, mesmo que possam ter boas notas, não produzirão nada de novo, não liderarão nada. Tem é que inventar moda, fazer diferente, criar caso. Mas não de modo destrutivo. Tem que ter propostas inovadoras.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails