quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Você segue as ideias de algum filósofo? Se sim, quem?

O que mais me influencia é Bertrand Russell. Gosto, também, de Hume, Spinoza, Schopenhauer, Nietzsche. Mas não sou adepto de nenhuma escola em especial. Acho que isso não é bom. É preciso se examinar a contribuição de todas e se adotar o que considerar correto de cada uma, sem contradições. Repudio qualquer tipo de rotulação. Acho que Filosofia não deve ter adjetivos. Se fosse o caso, eu me consideraria partidário de "Filosofia Científica", que seria uma concepção filosófica que se vale, de certa forma, da metodologia científica de investigação da realidade, para se obter modelos verdadeiros que a descrevam. Mas você não se classificou como "estóico" e "epicurista"? Está no seu Twitter. Sim, mas não exclusivamente. Isto é, comungo com grande parte dessas concepções, mas não todas nem tão somente. Ademais, tratam-se mais de modos de vida do que de concepções filosóficas propriamente, ou seja, metafísicas e epistemológicas, principalmente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails