Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
Professor, qual a diferença entre laicismo e laicidade? Concorda que não é função do Estado dizer se Deus existe?
Laicismo é uma ideologia humanista que valoriza as características globais do ser humano, em oposição às especificidades religiosas ou étnicas. Laicidade é a aplicação concreta do laicismo em dada sociedade. Em uma sociedade laica não se privilegia nenhuma concepção em detrimento das demais, seja religiosa, linguística, estética, econômica, racial ou o que for. Nela o estado, portanto, não pode abraçar nenhuma concepção dessas em particular. Especialmente não pode ter uma religião oficial nem privilegiada nem afirmar ou negar a existência de Deus, como consta das cédulas do dinheiro brasileiro.
Professor, do ponto de vista pragmático, podemos inferir que ambos os conceitos são sinônimos, isto é, exprimem o mesmo significado? No wikipedia, o artigo diz que não devemos confundir um termo com outro, porque são bem diferentes. Linguística também? Então numa sociedade laica não pode existir língua oficial 'de jure'?
Pode haver uma língua oficial para a documentação, mas não pode haver rejeição ao uso de nenhuma pelas pessoas.
Não é a mesma coisa. Laicismo é a teoria, laicidade é a prática. Como anarquismo e anarquia, monarquismo e monarquia, republicanismo e república, democratismo e democracia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário