Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
Professor, poderia por favor explicar me de maneira intuitiva como é definido um campo conservativo, e como identifica-lo?
O caráter conservativo significa que, se algo se move sob a ação desse campo apenas, sua energia mecânica permanece constante. A energia total, incluindo a térmica, sempre permanece constante, se se incluir a massa no cômputo, por meio da relação E = mc². Um dos modos de testar se o campo é conservativo é calcular o trabalho realizado pelo campo sobre algo que se mova sob a ação dele entre uma situação inicial e uma final, através de diferentes trajetos. Se o valor for o mesmo para todos eles, o campo é conservativo. Se depender do trajeto, não é. Alternativamente, pode-se calcular esse trabalho em um percurso fechado qualquer, isto é, que volte ao mesmo lugar. Se o trabalho for nulo em todos os percursos fechados, o campo é conservativo. Se não for nulo, não é. Exemplos de campos conservativos são o gravitacional e o elétrico.
Em termos de análise vetorial, isso equivale a dizer que o rotacional do campo é nulo em todos os pontos e momentos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário