Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quarta-feira, 10 de julho de 2013
Qual a definição mais correta de seita? Qualquer religião seria uma seita e quais os argumentos que sustentam isso? Ideologias políticas/econômica podem ser consideradas seitas?
Seita é uma variante de uma religião que discorda de algum aspecto doutrinário, litúrgico, ou mesmo, administrativo da corrente principal ou da mais antiga, em relação à qual divergiram. Em relação a essa corrente seria uma heresia. Assim do ponto de vista dos católicos romanos, os ortodoxos russos são uma seita herética, mas do ponto de vista destes, os católicos romanos é que são uma seita herética. O mesmo acontece com os sunitas em relação aos xiitas e vice-versa no islamismo. No caso de ideologias, não se dá o nome de seita às correntes, como o anarquismo dentro do comunismo. Em alguns casos, como no hinduísmo, não existe uma corrente que seja a principal e todas são seitas. As diversas confissões protestantes, para os católicos, são seitas, mas para eles mesmo são ditas igrejas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário