Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 30 de novembro de 2013
Aproveitando sobre Filosofia e Ciência, quando eu afirmo, "TODO homem é mortal." De certo modo, para provar meu ponto, eu não teria que matar todos os homens para checar se existe algum homem imortal? Como a Ciência lida com isto? E quando Ciência Empírica e Filosofia se "desentendem", qual proceder Bruno da Silva
Essa afirmativa não pode, de fato, ser provada antes que todos os seres humanos estejam mortos. Se, de todos os que já nasceram, 95% ainda não morreram, há uma probabilidade de 5% de se ser imortal. A ciência lida tranquilamente com isso, pois suas proposições básicas são empíricas e não lógicas. E uma proposição empírica é obtida por indução, a partir da observação de casos particulares, de que se generaliza para o caso geral, sempre com a ressalva de que não se tem garantia. Não há outra forma de fazer ciência. Aliás, esse é o grande mérito da ciência: ser sempre provisória e nunca ter certeza, no que difere das religiões, que são dogmáticas. A Filosofia usa o método da reflexão e do raciocínio, e não da experimentação e teste observacional. Mas, de qualquer modo, seus raciocínios se baseiam em dados observados. Havendo conflito, a primazia é da ciência, já que possui ferramentas mais confiáveis de validação de suas assertivas. É o que tem acontecido ao longo da história, em que temas antes filosóficos se tornam científicos. Contudo, ainda há campo para a Filosofia e eu gostaria que ela se valesse de métodos científicos de validação de suas assertivas, sempre que possível. Isso evitaria a existência de "escolas de pensamento" conflitantes mas coexistentes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário