Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 30 de novembro de 2013
Qual sua opinião sobre esses gênios com pouca idade? Será que a genialidade deles não é "forjada" por um estudo rigoroso desde cedo (com o benefício das sinapses) e além disso completamente diferente do ensino tradicional? Assim, não se faz necessário uma nova reestruturação do sistema educacional?
Em parte sim. Mas a partir da constatação de uma genialidade inata bem pronunciada, que,então, é aprimorada por meio de estímulos adequados. O fator genético da inteligência é maior do que o adquirido, mesmo que este possa ser relevante para o incremento da inteligência, mas, em geral, não consegue subir mais de 15 pontos no QI. Claro que uma reestruturação radical do sistema educacional se faz necessária, em vista da mediocridade dos resultados que se apresentam. O principal vai ser mudar a mentalidade dos pedagogos, burocratas e políticos, enraizada em conceitos clientelistas, formalistas e convencionais, bem como posturas infensas à inovação, ao trabalho, à gestação de novas ideias, à afronta ao "status quo", conformados que são ao que está estabelecido por comodidade e preguiça. Minha proposta é algo na linha da "Escola da Ponte" de Portugal. Sem séries, sem turmas, sem classes, sem horários, sem matérias. Mas com muita seriedade, muito empenho, muita criatividade, muito desafio, muito trabalho e, principalmente, muito resultado.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário