sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Você acredita algumas pessoas já nascem inteligentes ou elas se tornam devido as condições de vida que foram proporcionadas para elas? Você se considera uma pessoa que possui superdotação intelectual? Se sim, como conseguiu desenvolver essa habilidade?

A inteligência, em parte é genética, em parte adquirida. Se não houver estímulo, mesmo o que se tem de nascença pode ser diminuído. Com estímulo, pode ser aumentado em qualquer época da vida. Mas a época mais propícia é a tenra infância, antes dos quatro anos de idade. Aí é que os pais têm que estimular os sentidos da criança para que ela não perca a inteligência com que nasce e a desenvolva mais ainda. É preciso que a criança veja muita coisa, pegue, morda, cheire, ouça. Vá a muitos lugares com o pai e a mãe, olhando para fora e não para o pescoço da mãe. Que engatinhe muito antes de andar, que fique solta pela casa e examine tudo, que não use, em hipótese nenhuma, o andador. Mas os estímulos não podem ser muito intensos e prolongados. E precisam ser variados. Os pais, durante toda a vida escolar, têm que acompanhar o estudo dos filhos e orientá-los, sem fazer o trabalho por eles. Desafios é que estimulam a inteligência. Simplificação emburrece. Tive sorte de ter uma boa genética a respeito e também de ter sido, sempre, muito estimulado por meus pais, de modo a me despertarem o prazer de estudar e aprender, mesmo que não sirva para nada. Desprezar algum conhecimento por não ser útil é o cúmulo da idiotice. Como minha família toda é de intelectuais, para mim a cultura e a ciência sempre foram o prato do dia. Então eu me desenvolvi intelectualmente com toda a naturalidade sem forçar nada nem um pouco. Por puro gosto e prazer.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails