Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 1 de fevereiro de 2014
Olá Ernesto, tudo bom? Sendo você matemático e físico eu gostaria que tu me desse algumas orientações. Vou cursar o terceiro ano do EM e quero prestar o vestibular para física, pois sou absolutamente apaixonado por matemática e ciência em geral. O que posso esperar do curso e da profissão?
O curso de Física tem habilitação em licenciatura e bacharelado. Há um núcleo básico comum, constituído das matérias básicas das engenharias (Cálculo diferencial e integral, física geral e experimental, química geral e experimental, álgebra linear e geometria analítica, estatística, cálculo numérico) além de algumas do curso de física comuns às duas habilitações (estrutura da matéria, mecânica clássica, métodos matemáticos da Física, termodinâmica, eletromagnetismo, ótica). Estas são feitas somente a primeira parte. Quem vai fazer bacharelado faz a segunda parte delas e outras, como física quântica, física estatística, física nuclear, física da matéria condensada e outras optativas, de um leque a escolher, como astrofísica, relatividade geral, cosmologia, física de partículas elementares, teoria quântica de campos. Faz ainda as físicas experimentais mais avançadas. Quem for fazer a licenciatura, em vez dessas, faz as disciplinas pedagógicas, como didática geral e especial, psicologia geral e da aprendizagem, estrutura e funcionamento do ensino e instrumentação para o ensino de Física. Pode pegar optativas de outras áreas, como geologia, algumas químicas, algumas matemáticas, como geometria diferencial, teoria de grupos, sistemas dinâmicos, dependendo da área que for querer na pós-graduação. Eu recomendo que sempre se faça tanto a licenciatura quanto o bacharelado, mesmo que não se vá ser pesquisador e nem professor da educação básica. Porque todo pesquisador acaba dando aulas na pós-graduação e é terrível aguentar um professor sem didática. O curso é superinteressante mas exigem uma grande dedicação ao estudo, com consulta a uma grande variedade de dados em diferentes midias.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário