Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 1 de fevereiro de 2014
Professor, um dia um amigo me disse que só acredita na existência de um Deus pq o corpo humano é "perfeito". Ele disse que acha incrível tipo, cada órgão com sua função, etc, é difícil explicar. Eu falei que isso veio com a evolução e a descoberta de suas funções eu me enrolei. Poderia me explicar?
Muitas pessoas consideram que a complexidade da vida seja de tal monta que não seria possível ela ter surgido sem ter sido projetada e executada por uma inteligência externa ao Universo. Então calculam probabilidades ínfimas para o surgimento fortuito da vida. Há dois enganos nisso. O primeiro é o cálculo errado da probabilidade. Não é para se calcular a probabilidade de átomos ao léu se organizarem para formar um ser vivo. O cálculo tem que ser feito por etapas. Primeiro átomos formarem as moléculas básicas de água, metano, amônia, dióxido de carbono e outras assim. Tudo isso em um ambiente favorável. Depois dessas moléculas, em outra etapa, como tijolos, construírem os aminoácidos e as bases nucleicas. Depois as bases nucleicas formarem as cadeias de DNA e RNA, bem como os aminoácidos formarem proteínas. Do mesmo modo as cadeias lipídicas que formam as membranas celulares. Quando todas essas probabilidades são consideradas em conjunto, vê-se que a probabilidade não é tão pequena. Mesmo assim é bem pequena. O segundo engano é supor que uma baixa probabilidade signifique impossibilidade. De modo nenhum. Quem ganha na loteria ganha com a mesma ridícula probabilidade de ganhar que todos os que não ganharam possuíam. No entanto ele ganhou. Então, mesmo com a baixíssima probabilidade, ganhamos na loteria. Isso quanto ao surgimento da vida. Quanto à evolução, é preciso entender que houve muito tempo para que fossem feitas milhares alterações fortuitas, das quais apenas uma determinou um sucesso que se configurou em uma evolução. Assim, passo a passo, a caminhada evolutiva foi sendo levada a cabo, com bifurcações da árvores da vida em cada mutação, a maioria tendo gorado, até que se atingiu a pluralidade de espécies vivas que habitam hoje o planeta. Note que, em Biologia, evolução não significa aperfeiçoamento, mas apenas alteração que tenha se revelado mais bem adaptada à sobrevivência nas circunstâncias em que o organismo viva.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário