Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 1 de fevereiro de 2014
Não se pode ensinar filosofia, mas instigar o aluno a filosofar. Pena que a grande maioria dos jovens parece ter medo de adentrar nesse mundo tão fascinante que é a filosofia. É preciso deixar de lado o comodismo e exercitar o pensamento. Isto é, tem que se abandonar a preguiça de pensar. M. Betânia
É o que sempre digo. Não se ensina Filosofia porque Filosofia não é um conhecimento, como a ciência. Filosofia é uma prática. O que se tem é que aprender a filosofar, a examinar a realidade, refletir sobre ela, entendê-la, compreendê-la, criticar e contestar, se for o caso, suas interpretações, propor formas de alterá-la e agir nesse sentido. Por isso não se pode avaliar o desempenho de alguém em Filosofia por uma prova de múltipla escolha. Porque há muitas respostas diferentes igualmente válidas. Ou pode não haver resposta nenhuma a uma série de questões. Claro que é muito útil saber tudo o que os filósofos disseram sobre cada assunto. Mas não para ter como respostas acabadas. Inclusive porque muitas são conflitantes. Ensinar filosofia é exatamente isso: instigar a filosofar. Apoiado!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário