sábado, 1 de fevereiro de 2014

Professor me responde 5 topicos? RESPONDE COMO PERGUNTA PRO MEU ASK.. PFVR EU PRECISO 1 - Oque é duvidar? 2 - Temos conhecimentos que acreditamos em ter? 3 - A razao é uma fonte confiavel de conhecimentos? 4 - O mundo é exatamente como o vemos? 5 -Os sentidos é uma fonte confiavel de conhecimentos?‎

1. Duvidar é considerar que alguma afirmação possa não ser verdadeira. Isto é, não ter confiança no que ela diz. Duvidar é uma prática muito salutar para aferir a veracidade do que quer que se diga. A atitude de lançar dúvida como um método para apurar a verdade é chamada de "ceticismo" e se constitui em um dos fundamentos do ato de filosofar e de fazer ciência.
2. Nem todo o conhecimento que pensamos que temos, de fato o temos. Porque conhecimento é um saber justificado e confirmado, não só por alguém, mas, objetivamente, pela coletividade. A justificação se dá por uma argumentação racional, calçada em informações empíricas e a confirmação se faz por uma experimentação que testa a possibilidade dele ser falso. Todavia há saberes que não se configuram em conhecimento, nesta acepção, mas que podem ser aceito face o sucesso dos resultados que produz. São os saberes vulgares.
3. A razão pode ser uma fonte confiável de conhecimento se o que ela produzir for fundamentado em informações sensoriais devidamente confirmadas e se suas conclusões tiverem sido feitas de modo logicamente válido. Isso tudo tem que ser criteriosamente conferido para que um conhecimento racional possa ser aceito como verdadeiro. Não há conhecimento puramente racional, no sentido em que a razão não é capaz de construir nada a não ser com base em dados empíricos.
4. O mundo não é exatamente como o vemos. Existem vários extratos da realidade, em níveis diferentes de profundidade. O que vemos e percebemos por nossos outros sentidos (que não são só cinco) é o que é comunicado a nossos órgãos sensores pelo mundo exterior através dos canais físicos, como luz, calor, pressão ou químicos, como se dá no olfato e no paladar. Mas eles não revelam a realidade subjacente que produz seus mensageiros. A descoberta desses níveis aprofundados da realidade é o resultado de análises científicas conjugadas com modelos teóricos de interpretação do mundo, como a teoria atômica da matéria e outras.
5. Os sentidos não são uma fonte confiável de informações para se construir conhecimento. Todos eles podem nos enganar, pois envolvem três componentes, todas passíveis de falsas mensagens. A primeira é a física, que adentra aos órgãos sensoriais. A segunda é a fisiológica, que leva a sensação ao cérebro e a terceira é psicológica que constrói a percepção dentro do cérebro. As ilusões de percepção são inúmeras, pois ela não depende só da sensação, mas de tudo o que o cérebro já tem de informação sobre o assunto, bem como do contexto em que a sensação é captada. Por exemplo, a chama de uma vela fica invisível se a vela estiver sob sol forte.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails