Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 4 de março de 2014
Acho possível ensinar os alunos a filosofar desde cedo. Desde o fundamental básico, quem sabe, já poderíamos dar as primeiras noções do filosofar. Acha isso possível, Professor?
Certamente que sim e muito importante. O problema é que tem-se a noção equivocada de que estudar filosofia é estudar história da filosofia, isto é, a contribuição dos filósofos. Isso é interessante num segundo momento. Mas, para começar, é muito chato. O que é preciso é dar um treinamento na garotada para que venha a filosofar. Isto é, analisar a realidade, refletir sobre ela, discutir, apresentar propostas de transformação da realidade, executar essas propostas no que estiver ao alcance. Isso é que é importante. Desenvolver o espírito crítico e contestador, bem com levar à ação. Por exemplo, criar grupos dos melhores estudantes para ajudar os não tão bons a se tornarem bons, ensinando-os. Plantar hortas comunitárias. Compartilhar os livros de todo mundo, uns emprestando para os outros. Montar uma cooperativa de compras para tudo que for preciso, mesmo coisas não escolares. Os alunos podem fazer isso e movimentar a escola.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário