Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
terça-feira, 4 de março de 2014
Professor, o sr. acredita em um mundo puramente material? O pensamento e as ideias em si, para o sr., podem ser explicados por simples fisicoquimica e todo o dito contra isso é pelo sr. considerado pseudo-ciência?
O mundo não é puramente material, mas é puramente físico, isto é, natural. Mas natural não é só material. A natureza é feita de matéria, radiação, campos, espaço, tempo, estruturas e ocorrências, bem com as suas dinâmicas, isto é, modo de acontecer. Isso resume tudo, inclusive política, economia e, até, o amor. Tudo se reduz, mas não linearmente, às ocorrências naturais. Em outras palavras: sobrenatural não existe. Mas existem abstrações, isto é, concepções puramente mentais, sem existência objetiva fora de mentes que as criam. Como a noção de Deus, por exemplo. Estudos que consideram a existência de alguma realidade trans-natural, de fato, não são científicos, mesmo que sejam encaminhados com um formalismo científico, pois não passam pelo crivo de uma verificação de sua validade e veritabilidade incontestes e reprodutíveis. Caso isso se dê, então seriam científicos e eu aceitaria que tais fenômenos fossem reais. Mas ainda não vi que o fossem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário