quinta-feira, 2 de outubro de 2014

A Internet está deixando nossos cérebros superficiais?

Tanto pode deixá-lo superficial quanto pode fazê-lo mais potente. Depende de como é usada. Para mim, por exemplo, a internet é ótima para afiar o meu cérebro, porque eu a uso como um pesquisador que usava uma biblioteca no tempo que não tinha internet. Só que essa biblioteca é extremamente mais rica de possibilidades. Então eu vasculho cada tópico que estou pesquisando em dezenas de fontes, em português, inglês, espanhol, francês e italiano, cotejo os resultados, verifico as contradições, as coincidências, faço resumos, reflito sobre o assunto, argumento comigo mesmo, tiro uma conclusão, procuro refutar-me e, finalmente obtenho a minha convicção, sempre provisória. Isso eu consigo, pela internet, com muito mais facilidade. O que acontece é que muitas pessoas querem tudo mastigado e, se possível, até digerido. Sabe em que vai dar? Em fezes. Para extrair os nutrientes do conteúdo é preciso processá-lo de modo participante e interativo. Indo fundo nos links dos links. Sem preguiça e com grande interesse e curiosidade.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails