sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Dá para perceber que você não gosta muito de fazer citações, mas o que você acha das pessoas que fazem? Acha que elas deveriam fazer menos citações e formular suas próprias frases?‎

É uma questão de estilo. Não menosprezo quem faça citações. Todavia prefiro estudar em várias fontes e, então, fazer minha própria concepção. com base em tudo o que apreendi e no que concluí por minha conta e, então, apresentar. Aí já não sei mais de quem foi a contribuição e em qual fração ela foi relevante para minha síntese. Em outras palavras: tudo o que digo é de minha própria lavra e responsabilidade, podendo conter contribuições variadas. Assim é que compreendo que deva ser o processo de construção e disseminação do conhecimento. No que escrevo, ao fim, listo uma bibliografia de todas as fontes de que me vali. Mas não cito especificamente o que hauri em cada uma. Nem me preocupo com isso. Como não me preocupo com quem absorve algo que disse e apresente sem me citar. Isso não importa. O que importa é a difusão do conhecimento e não o crédito. Em meu entendimento o conhecimento é para ser disseminado de graça sem ser preciso saber qual é a fonte. Inclusive porque nenhuma fonte é autoridade garantida em coisa nenhuma. Tudo tem que ser verificado, independentemente de quem o diga.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails