Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 8 de novembro de 2014
Ernesto, por que há uma falsa ideia de que todo cientista é ateu se as principais pessoas que desenvolveram a ciência durante toda a história eram padres?
Não todos, mas vários eram. Porque na Idade Média e no começo da Idade Moderna eram os padres que detinha quase todo tipo de conhecimento, especialmente filosófico. E a ciência surgiu a partir da filosofia. Outros detinham conhecimentos econômicos, administrativos, militares e práticos em geral. Mas, então, as pessoas entravam para o sacerdócio não por causa da fé, mas por conveniências sociais. E quem queria se dedicar a estudos, só os obtinha nos seminários. Mesmo as Universidades de então, eram formadas por professores e alunos clérigos. O ateísmo começou a surgir com o iluminismo, no século XVIII. Então começaram a aparecer alguns cientistas ateus. Atualmente o número de ateus é maior entre os cientistas do que entre a sociedade geral. Mas há cientistas não ateus. Por outro lado, no tempo da Inquisição, era arriscado se declarar ateu na Europa. Nos países islâmicos, pior ainda. Daí que muita gente, mesmo sendo ateia em seu foro íntimo, não declarava que fosse.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário