Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 8 de novembro de 2014
Será que nossa percepção é limitada para entender o universo ? Eu de modo algum penso que foi um Deus que criou o universo,acho que pode sim tudo ter surgido do nada,mesmo nossa mente não entendendo tal coisa.Eu gosto da opção do universo eterno,mais os cientistas não aceitam isso,penso que a coisa
Certamente que é limitada, pois nossos sentidos não percebem, por exemplo, campos elétricos e magnéticos, raios X, sons fora da faixa audível e assim por diante. Mas nossa inteligência pode construir instrumentos que convertem esses sinais que não percebemos em outros que possamos perceber. A questão é que podem haver outros de que ainda não temos conhecimento. Além disso, o maior problema é a interpretação do que se percebe. Isso é feito com base em modelos teóricos de explicação da realidade. Rotineiramente esses modelos precisam ser aperfeiçoados e, mesmo, mudados, para dar conta do que se passa a perceber. Assim é que progride a ciência. Somos uma espécie jovem no planeta (menos de 200 mil anos) e nossa ciência é mais jovem ainda (digamos, uns 500 anos). O que se tem por descobrir é muito mais do que o que já se sabe. Esperemos mais alguns milhares de anos, quem sabe dezenas ou centenas de milhares. Então já teremos uma ideia bem melhor de como é a realidade. Quanto ao Universo poder ser eterno, não é uma questão de que cientistas não aceitam e sim de que os dados observacionais indicam que não é.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário