sábado, 8 de novembro de 2014

Eu acho que a vontade de ser rico é muito mais biológico, do que uma escolha racional. Mesmo com bons argumentos, muitos seres humanos estão presos instintivamente a querer possuir coisas a mais que os outros. Eu mesmo, sou um exemplo disso. Acho o comunismo super razoavel,mas meu instinto me prende‎

Sim, é biológico e instintivo, pois a humanidade evoluiu em um contexto de necessidade de se prover para a escassez. Isso valia para a maior parte dos quase duzentos mil anos da espécie. Mas não vale mais agora. Agora somos civilizados (mais ou menos) e contamos uns com os outros para nos apoiar nas vicissitudes. Então a evolução social civilizatória não precisa mais ser biológica e pode ser no sentido racional, isto é, pela conclusão de que todos por todos funciona muito melhor do que cada um por si. Mesmo que esse "um", seja a família, o clã, a tribo, a cidade, o povo ou a nação. O bom para todos, na humanidade toda, é a colaboração total e a eliminação das desigualdades e das fronteiras. Não da desigualdade das pessoas, porque isso existe e não há como mudar e nem é bom que se mude. Mas das chances e das condições de partida para todo mundo. A civilização, mais uma vez me bato, existe, justamente, para contrariar os instintos. E isso é que é muito melhor para todo mundo. Os instintos humanos surgiram em um contexto que não existe mais e, grande parte deles, não é mais necessária, sendo, até, um estorvo. Há, contudo, os que são necessários. Mas o de querer ficar rico não é.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails