Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 8 de novembro de 2014
Vi que o sr. falou que a Igreja atrasou o desenvolvimento tecnológico ao longo da Idade Média mas o sr. só está nesse ASK escrevendo essas besteiras porque a mesma Igreja que critica criou a Universidade, o maior bem já feito a humanidade e que o sr. faz uso dela, além de diversas outras coisas.
Não criou. Já havia universidade antes das medievais. Como a Academia de Platão, que durou mil anos e foi fechada pela mente bitolada da Igreja porque era pagã. As universidades cristãs eram castradas. Universidades que só se libertaram do dogmatismo e puderam examinar tudo depois do Renascimento e do Iluminismo. Também houve universidades muçulmanas antes das europeias, bem como indianas. Se o mundo ocidental tivesse continuado pagão, certamente também surgiriam universidades na Europa, e bem antes da de Bolonha e sem serem centradas em teologia cristã, da qual a filosofia era serva. O progresso científico e tecnológico pagão teria sido muito maior do que o cristão. Só no século XIII é que as trevas começaram a se dissipar. É certo que a Igreja recuperou ensinamentos gregos, transmitidos pelos Árabes. Mas selecionou as concepções platônicas e aristotélicas, que adaptou às cristãs, e rejeitou a contribuição muito mais rica dos pré-socráticos, por achar em contradição com a Bíblia. Por outro lado, condenou, muitas vezes à morte, ou só excomungou, pensadores que ousassem discordar da opinião mestra do "stablishment" clerical.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário