Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
Ernesto vi uma coluna do Marcelo Gleiser que ele fica no lado dos filósofos "misteriosos" como Chalmers que diz que a consciência não pode ser conhecida pelo intelecto humano,Em quanto tempo vc acha que teremos uma teoria boa para a consciência pela ciência ? Será que não exageram neste "mistério" ?
Discordo dele. Mas não há como prever em quanto tempo a ciência vai conseguir explicar cabalmente a mente e a consciência. Todavia penso que essa explicação, em termos puramente fisicalistas, é perfeitamente possível. Apelar para razões não físicas é uma solução que não explica nada, porque não mostra qual mecanismo esse suposto agente não físico se valeria para propiciar a consciência. O melhor é dizer que não se sabe, até que se saiba. Pode ser que, de fato, haja um agente não físico. Mas isso só poderá ser afirmado se ele for detectado e se a forma de agir que ele apresenta for completamente explicitada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário