Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sábado, 8 de novembro de 2014
Mais a singularidade que deu origem ao big bang pode ser eterna pelo o que saiba ou até que tenha um universo ou um estado anterior a singularidade que deu origem a ela,é possível isso né ? O universo pode passar por fases de uma singularidade ao universo eternamente ?
Note que essa singularidade só existe no modelamento matemático da Relatividade Geral. Fisicamente falando não existiu singularidade, o que, aliás, não é contemplado quando se levam em conta os fenômenos quânticos. O que existiu foi um estado de altíssima densidade de energia do campo primordial, cujo espaço ocupado se expandiu. Inclusive, sendo o Universo infinito, como se sabe hoje que é (mas pode ser que se venha a saber que não é), ele era infinito desde o surgimento, não tendo havido o fato de que ele se estenderia, ao surgir, por um volume extremamente diminuto. O que teria sido extremamente diminuto é o volume do "Universo Observável", que hoje tem 92 bilhões de anos-luz de diâmetro e que, no surgimento, teria um diâmetro menor que o de um atual elétron. Mas não nulo. Nessa densidade de energia, o campo não era quantizado. A quantização se deu depois da inflação. Se esse estado já existia ou se surgiu imediatamente antes de começar a expandir não há como saber. Todavia, há um problema na concepção de existir algo imperturbado. O tempo advém das alterações do estado do Universo. Se ele não se altera, não passa tempo. Se havia algo imperturbado, isso existiria sem que houvesse passagem de tempo. Ainda não se entende como pode haver existência de algo que não seja ao longo do tempo. Isso não significa que não possa haver, mas só que não se entende como seria. Em outras palavras, se o conteúdo cujo espaço continente passou a se expandir com o Big Bang (que não é o surgimento do Universo e sim o início da expansão de seu espaço (e não do espaço-tempo)), já existia, teria que existir fora do tempo. Dizer que seria eterno para o passado não se aplica, pois passado é uma situação referente ao tempo. O tempo surgiu com o Big Bang. O conteúdo do Universo pode ser que sim ou que não. Não se sabe, por enquanto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário