Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
sexta-feira, 14 de novembro de 2014
Professor, o Tomishyio crê em um universo determinista, ele como físico, considerar essa hipótese, para você, é um equívoco?
Sim. Há quem considere que assim seja e busca fundamentos para preservar o determinismo no arcabouço da mecânica quântica. É preciso entender que não há uma física quântica e uma não quântica. Toda a física é quântica. A descrição não quântica é só uma aproximação, excelente, aliás, para grande parte dos propósitos. Mas, conceitualmente, tudo é quântico. E o comportamento quântico manifesta o indeterminismo como algo intrínseco ao comportamento da natureza. Do mesmo modo que a não necessidade da causalidade (o que não impede a existência de causalidade, só que não obrigatória). Esforços no sentido de contornar essa situação, preservando a causalidade e o determinismo, são, para mim, meros remendos desnecessários, se se admitir, com toda a naturalidade, a existência do indeterminismo e da incausalidade como fatos normais do comportamento da natureza.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário