Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
Como você pode saber o que é o mal a não ser que saiba o que é o bem? E como você sabe o que é o bem a não ser que possua um padrão objetivo de bem que esteja além de você?
Os conceitos de bem e mal são antagônicos e têm que ser definidos conjuntamente, por oposição. No caso, bem é a característica das ações que provoquem prazer, satisfação, alegria, felicidade, lucro e sensações e sentimentos similares nas pessoas que as sofrem, enquanto mal é a característica das ações que provoquem dor, sofrimento, tristeza, infelicidade, prejuízo e sensações e sentimentos similares nas pessoas que as sofrem. Tais padrões não são subjetivos nem absolutos, mas objetivos, isto é, depreendidos de um consenso global de subjetividades, que permite classificar a eticidade de uma ação, antes que seja executada. Mas não depende de nenhum estabelecimento trans-humano de critérios.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário