Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
''Comunismo não é um regime político e sim um sistema econômico, que pode existir tanto com estado quanto sem estado'' Não professor, Marx o teóricodo comunismo advoga a necessidade da não-existência do estado que é um dos baluartes do capitalismo.
Esta é a concepção de Marx do Comunismo, que, para ele teria que ser anárquico. Mas eu discordo. O comunismo pode não ser anárquico. Basta que a posse dos meios de produção e de serviços seja compartilhada por todos. Isso não exclui a existência de estado e nem de governo, mesmo que eu advogue que o comunismo deva ser associado com a anarquia, como Marx pretendia. Mas não que, havendo estado, este seja o único patrão. Além disso, discordo totalmente de Marx quanto ao caminho para se atingir, tanto o comunismo quanto a anarquia, que seria a Ditadura socialista estatal do proletariado. Esse é um caminho, não apenas malsão, mas ineficaz e ineficiente. Do mesmo modo que a instauração desse socialismo por meio de uma revolução. A melhor forma de se atingir, tanto o comunismo quanto a anarquia é por meio de uma evolução e não uma revolução. E não pelo socialismo e sim pela social-democracia, com a pulverização do capitalismo ao ponto de toda pessoa ser capitalista e sócia dos empreendimentos, com a extinção do trabalho assalariado na iniciativa privada. Apenas algumas atividades seriam executadas pelo estado, até que ele se extinguisse, como segurança, defesa, diplomacia, educação, saúde, justiça, controle e fiscalização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário