Postagens do pensamento, textos, poemas, fotos, musicas, atividades, comentarios e o que mais for de interesse filosófico, científico, cultural, artístico ou pessoal de Ernesto von Rückert.
Clique no título da postagem para ver os comentários a seu fim e inserir um.
Clique no título do Blog para voltar a seu início.
Para buscar um assunto, digite a palavra chave na caixa do alto, à esquerda, e clique na lente.
Veja lá como me encontrar em outros lugares da internet.
Visite meu canal no you-tube.
Pergunte-me o que quiser no ask.
As perguntas e respostas do ask e as que dera no formspring antes são publicadas aquí também.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015
Nas sociedades democráticas liberais, a liberdade é considerada o valor mais alto. Entretanto, o que significa ser livre é uma questão que tem estado sujeita a muito debate: como distinguir entre ser livre, ser capaz e ter permissão de fazer alguma coisa?
A distinção é óbvia. Ser livre é não ser impedido de fazer o que se queira. Claro que a liberdade tem que ser limitada em relação às ações que prejudiquem os outros, a sociedade e a natureza. Ser capaz é ter condições de fazer algo, isto é, conseguir fazê-lo, em função de suas capacidades. Ter permissão é bem parecido com ter a liberdade de fazer. Mas há casos em que se é livre para fazer algo mas, por alguma injunção especial, de momento, não se tem a permissão. A permissão ou não requer a existência de uma autoridade capaz de concedê-la ou negá-la. Isso tem a ver com os significados do verbo poder. Poder significa ser capaz ou ter permissão, dependendo do contexto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário